Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “supergrão”. Tornou-se mundialmente popular entre as pessoas que querem manter a saúde e estão sempre em busca de alimentos mais completos e saudáveis. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas cheia de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais. A quinoa é livre de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos.

O cultivo da quinoa foi introduzido recentemente no Brasil e tem despertado interesse do setor produtivo. Culturas alternativas, como a quinoa, possibilitam interromper o ciclo de pragas e doenças, conferindo maior sustentabilidade aos sistemas produtivos. Sua introdução, em cultivos rotacionados ou sucessivos, pode contribuir para a redução do uso de insumos, com impactos favoráveis ao ambiente e à saúde humana, diante destes fatos a Floryl em 2016 iniciou plantios de Quinoa em pequenas áreas de 5 hectares para o aperfeiçoamento das técnicas da cultura: definição da melhor época e densidade de semeadura, espaçamento, fertilidade, necessidade de irrigação, produção de sementes e tecnologias pós-colheita.

Este ano a Floryl firmou parceria com técnicos e doutorandos da Universidade de Brasília (UNB) que resultou num plantio de uma área de 67 hectares na propriedade com a Quinoa BRS Piabiru da EMBRAPA. A área plantada apresenta muito bom desenvolvimento e com excelentes expectativas de colheita.